sexta-feira, 4 de março de 2011

Acusado de manipular pesquisa, Collor pode ficar inelegível até 2018

O Ministério Público Eleitoral enviou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um pedido de condenação do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) com base na Lei da Ficha Limpa. Segundo a denúncia, Collor manipulou o resultado de uma pesquisa eleitoral divulgada nas eleições do ano passado, quando ele concorreu ao governo de Alagoas. Se o recurso for acolhido pelo TSE, Collor poderá ficar inelegível até 2018. A Procuradoria contesta decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas, que, mesmo reconhecendo a existência da fraude, entendeu que o caso não configurou abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação a ponto de gerar a inelegibilidade de 8 anos prevista na Lei da Ficha Limpa.  A pesquisa foi realizada pelo instituto Gape, que pertence ao grupo de comunicação da família de Collor. Os dados foram publicados pelo jornal Gazeta de Alagoas, que foi multada pela divulgação. A Procuradoria diz no recurso que é “impossível reconhecer que a fraude não importa em abuso, notadamente quando é visível o escopo de privilegiar candidato determinado, atentando-se para o fato de que este é, nada mais nada menos, que sócio-proprietário da pessoa jurídica responsável pela manipulação e divulgação dos dados. (R7)

Justiça decreta greve ilegal, mas policiais civis mantêm movimento

Policiais civis estão em greve, em protesto pela morte do investigador Valmir Borges Gomes, 52, anteontem à noite, na Pituba, numa operação de colegas que investigavam denúncia de extorsão praticada por Gomes.
A decisão de cruzar os braços foi tomada em assembleia realizada no Cemitério Bosque da Paz, após o sepultamento do policial, no fim da tarde. Pela manhã, a categoria já havia indicado a intenção de parar, o que levou o Estado a recorrer. Atendendo mandado de segurança da Procuradoria Geral, a Justiça considerou a greve ilegal e fixou multa de R$ 100 mil por dia parado ao Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc).

A ação - O investigador Valmir Borges morreu baleado durante abordagem de agentes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), na Av. Paulo VI. Eles atendiam à denúncia de que Valmir, o policial Antônio Dante Ferreira e um informante da polícia (“X9”) estariam extorquindo um rapaz de 18 anos, flagrado por eles com sete tubos de lança-perfumes e quantidade não informada de maconha. ,

A alegação do Sindpoc, que motiva os protestos – incluindo paralisação e pedido de afastamento da cúpula da SSP – é de que Valmir teria sido “executado”. Policiais no sepultamento criticaram a abordagem. “Se ele estivesse cometendo ato ilícito, tinham que prendê-lo, e não matá-lo com seis tiros nas costas. Foi execução”, disse o investigador Luiz Ferreira, da 9ª CP.

O Ministério Público pediu a prisão preventiva do policial Antônio Dante. Ele e o suposto “X9” fugiram após a chegada dos agentes.

O Sindpoc informou que uma única central de ocorrências funcionará no prédio-sede da Polícia Civil (Piedade). A intenção do sindicato é paralisar todos os postos dos circuitos nesta sexta, 4.

Na orla, a paralisação é parcial: na 7ª CP (R. Vermelho) e 12ª CP (Itapuã) há adesão; na 16ª CP (Pituba) e 9ª CP (Boca do Rio) havia agentes mobilizados, mas o atendimento foi normal durante a noite. FONTE: A TARDE ONLINE

Asa de Águia abre Carnaval de Salvador na Barra


O cantor Durval Lélis, interpretando o seu personagem 2011, o "Reiciclável", abriu, pouco depois das 19h desta quinta-feira (3), o carnaval no circuito Barra-Ondina, com sua banda Asa de Águia. O grupo puxa o bloco Cocobambu neste primeiro dia de carnaval. O tema do Asa tem apelo ecológico. O personagem de Durvalino lembra a todos a importância de reciclar o lixo. O ator Cássio Reis estava marcando presença no trio do cantor.

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar de Rio Real, com apoio da Prefeitura Municipal realizarão nos próximos dias 24 e 25 de março a I CAPACITAÇÃO REGIONAL PARA CONSELHEIROS TUTELARES

O evento não é restrito aos Conselheiros Tutelares, todos que tiverem interesse poderão participar. Será realizado no Cine São Vicente.


Faça sua inscrição pelo site http://www.portaldoconselhotutelar.com.br/.


Vale a pena conferir. Estarei lá prestigiando o evento.


Parabéns a todos os Conselheiros Tutelares de Rio Real e ao CMDCA na pessoa da Presidenta Dr. Cristiane Nogueira pelo ímportante trabalho que vêm desempenhando em nosso Município.

"A crítica sobre minha participação na Comissão é preconceituosa" diz o Deputado Federal Tiririca

O deputado federal Tiririca (PR-SP) disse na terça-feira que as críticas por sua participação na Comissão de Educação e Cultura da Câmara são preconceituosas. Segundo ele, o preconceito " existiu até para eu chegar aqui, mas foi o povo que me colocou aqui e a voz do povo é a voz de Deus". O parlamentar não falou sobre suas ideias de projetos, mas revelou que a UNE (União Nacional dos Estudantes) o procurou para levar propostas. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Questionado sobre quando fará seu primeiro discurso em Plenário, respondeu que sabe que "a expectativa é grande" entre jornalistas e os próprios deputados. "Ainda não pensei qual será o tema, mas estou me preparando. Hoje, quando me soltam aqui no Congresso eu ainda me perco", afirmou. Tiririca, que teve 1,3 milhão de votos, teve a diplomação para o cargo ameaçada após suspeita de falsificar a declaração de que sabia ler e escrever. Ele foi inocentado pela Justiça Eleitoral depois de fazer uma prova de leitura e um ditado. Fonte: Site Terra

RODRIGO MAIA PROJETA NETO COMO PRESIDENTE DO DEM


O presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, descartou nesta quarta-feira (2) a saída do deputado ACM Neto do Dem. “Se ele fosse, eu teria de ir junto”, afirmou. Mas Maia surpreendeu mesmo ao comentar o futuro político do atual presidente da Comissão de Segurança da Câmara: “Tenho certeza que ACM Neto vai conduzir o partido não só na Bahia, como no Brasil. Pela liderança que tem, será governador da Bahia e, quem sabe, presidente do Brasil”, completou. Fonte: Bahia Notícias.

terça-feira, 1 de março de 2011

Reajuste do mínimo por decreto é questionado no STF.

Parlamentares da oposição - PPS, PSDB e DEM - entregaram hoje ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), com pedido de liminar, que questiona parte da lei que reajustou o valor do salário mínimo. A oposição reclama contra os dispositivos que permitem à presidente da República, Dilma Rousseff, reajustar o mínimo até 2015 por meio de decreto.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a oposição gostaria de ter resolvido esse impasse no Legislativo, mas, como foi impossível, levou o assunto ao Supremo. Para o senador, com o salário mínimo reajustado por decreto haverá uma "usurpação" da competência do Executivo de fixar o valor. Conforme os parlamentares da oposição, a Constituição Federal é clara ao estabelecer que o salário mínimo seja fixado por meio de lei. Fonte: A Tarde On Line.

Vereador Nino de Zé Bomfim se destaca na Sessão Plenária da Câmara Municipal de Rio Real nesta terça-feira


O Vereador Nino de Zé Bomfim (PP) da base governista do Prefeito Carroça durante a palavra franqueada nesta terça-feira na Câmara de Vereadores de Rio Real, criticou veementemente um periódico elaborado e distribuído pela então intitulada "Frente da Oposição de Rio Real", rebatendo as afirmações publicadas, como a que diz que o senhor "Orlando do Banco", candidato derrotado nas últimas eleições muicipais está sendo perseguido, tendo em vista um ofício do Deputado Federal João Leão encaminhado à Superintendência do Banco do Brasil requerendo providências no sentido de apurar irregularidades praticadas pelo então gerente de serviços da Agência do Banco do Brasil de Rio Real, o referido periódico também ofende a Primeira Dama do Município, e Secretária Municipal de Administração, Maria do Socorro com uma charge agressiva.
O Vereador rebateu dizendo que "Não há perseguição nenhuma, respeito muito o senhor Orlando do Banco, mas se há algo errado que seja investigado, se deve que pague" e mais "Os advogados da Primeira Dama do Município e do partido já estão tomando as devidas providências por danos morais e por propaganda antecipada." Ainda fez a seguinte colocação "Que aquele jornal não passava de mentiras caluniosas e difamatórias contra o Prefeito" "estão querendo colocar o povo contra o Banco e contra o Prefeito por causa da investigação do senhor Orlando do Banco". Os Vereadores Bosco (PMN), Manoel França (PMN) e Cheiro Braz (PP) também demonstraram inconformismo com a publicação.
No final o Vereador que realmente demonstrou firmeza em suas palavras e nas atitudes, rasgou o periódico durante a Sessão dizendo que todos que estão com aquele jornal em mãos deveriam fazer o mesmo, pois o mesmo trata-se de uma mentira.
O Vereador Nino de Zé Bomfim certamente demonstrou toda a sua indignação pelas afirmações contidas naquele periódico, pois são publicadas notícias, todavia, não são explicitadas as fontes, bem como as provas.
O que não podemos confundir cidadania e democracia com as ilegalidades que conhecemos identificadas a certas situações, como divulgações de notícias sem provas, afirmações sem fonte fidedigna. Liberdade de expressão não se confunde com mentiras. Não se pode evocar um princípio para fundamentar uma ilegalidade.
Cabe aos partidos e aos ofendidos tomarem as medidas cabíveis.

Integrantes de quadrilha de assalto a bancos são presos em Acajutiba/BA

Quatro integrantes de uma quadrilha de assalto a bancos foram presos na madrugada desta terça-feira, 1º, na cidade de Acajutiba, a 192 km de Salvador. Eles foram surpreendidos pela Polícia Militar da 6ª Companhia Independente de Rio Real e pela Companhia Especializada Litoral Norte quando se preparavam para arrombar os caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade.

De acordo com informações da 6ª CIPM, os homens chegaram a Acajutiba a bordo de um Fiat Punto de cor cinza, placa NTJ-0365, de Salvador. Eles pediam informações e rondavam também as cidades de Crisópolis e Aporá e vinham sendo monitorados pela equipe de inteligência da Polícia Militar da cidade, que descobriu 17 infrações de trânsito registradas no Punto, nas cidades de Arapiraca (AL), Taquarana (AL), Guanambi (BA), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

Os acusados foram identificados como Alexandre Olier Santos, Jefferson Carlos da Silva, Luiz Cláudio Menezes e Matheus Spigotti da Silva. Um é baiano e três são paulistas, que respondem a processos judiciais em Minas Gerais e São Paulo. Os assaltantes levavam uma mochila com oito celulares de marcas diversas, refil para maçarico, um mapa do Estado com sinalização para o banco de Acajutiba, além de material eletrônico para desligar alarmes.

Os homens foram levados para a 2ª Coorpin de Alagoinhas. A polícia acredita que eles fazem parte da mesma quadrilha que assaltou a agência bancária de Vila de Abrantes no último final de semana. Fonte: A Tarde on line

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vagas de Concurso

BAHIAInscrição até
ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia

BA30 vagas até R$ 1219,56
Vários Cargos2º e 3º Grau
25/02/2011
Câmara de Salvador


BA325 vagas até R$ 2157,29
Vários Cargos2º e 3º Grau
24/03/2011
CREMEB - Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

BA3 vagas até R$ 2286,89
Vários Cargos2º e 3º Grau
Prorrogado até 11/03/2011
IFBA - Instituto Federal da Bahia

BA10 vagas até R$ 2782,97
Professor SubstitutoSuperior
23/02/2011
IFBA - Instituto Federal da Bahia

BA34 vagas até R$ 2130,33
Professor SubstitutoSuperior
23/02/2011
Prefeitura de Caém

BA37 vagas até R$ 6900,00
Vários Cargos2º e 3º Grau
08/03/2011
Prefeitura de Caravelas

BA34 vagas até R$ 7000,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
25/02/2011
Prefeitura de Caravelas

BA166 vagas até R$ 2500,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
25/02/2011
Prefeitura de Eunápolis
BA442 vagas até R$ 1232,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
01 a
18/03/2011
Prefeitura de Guaratinga

BA165 vagas até R$ 4500,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
Prorrogado até 18/02/2011
Prefeitura de Ilhéus

BA548 vagas até R$ 1813,82
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
Prorrogado até 18/02/2011
Prefeitura de Jaguaquara

BA133 vagas até R$ 5000,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
Prorrogado até 04/03/2011
Prefeitura de Mucuri

BA11 vagas até R$ 1760,46
Vários Cargos2º e 3º Grau
25/02/2011
Prefeitura de Mucuri

BA98 vagas até R$ 1760,46
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
25/02/2011
Prefeitura de Nordestina

BA112 vagas até R$ 1200,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
Prorrogado até 25/02/2011
Prefeitura de Prado
BA136 vagas até R$ 1310,40
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
04/03/2011
Prefeitura de Tucano

BA141 vagas até R$ 1600,00
Vários Cargos1º 2º 3º Grau
04/03/2011
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

BA23 vagas
ProfessoresSuperior
18/02/2011
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

BA2 vagas
Professor SubstitutoSuperior
18/02/2011
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

BA26 vagas
ProfessoresSuperior
28/02/2011
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

BA74 vagas até R$ 2989,33
Vários Cargos2º e 3º Grau
Prorrogado até 28/02/2011
UNEB - Universidade do Estado da Bahia

BA38 vagas até R$ 6544,31
ProfessoresSuperior
Prorrogado até 21/02/2011

FONTE: PCI CONCURSOS