sábado, 13 de agosto de 2011

DILMA: VAZAMENTO DE FOTO DE PRESOS É INACEITÁVEL


A presidente Dilma Rousseff considerou “inaceitável” o vazamento da foto de seis presos na Operação Voucher, que investiga um esquema de desvio de verbas no Ministério do Turismo. Nesta sexta-feira (12), um jornal do Macapá publicou foto em que seis suspeitos de corrupção aparecem sem camisa e segurando um papel com a própria identificação. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, enviou ofício com pedido para que o Ministério Público, o governo do Amapá e o juiz da Vara de Execuções Penais do estado apurem a responsabilidade pelo vazamento das imagens. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a divulgação “viola o princípio da dignidade do preso”. A Polícia Federal (PF) negou ter responsabilidade pelo episódio sob o argumento de que os registros foram feitos após a prisão dos suspeitos, que ficaram sob custódia do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Informações do G1.

VITÓRIA GOLEIA O AMERICANA E SE APROXIMA DO G4

Foto: Samuel Celestino

Dois jogos e dois triunfos. Na estreia de Vagner Benazzi no Barradão, no segundo jogo como técnicoo do clube, o rubro-negro baiano, que levou alguns sustos durante o jogo, venceu a segunda partida consecutiva com folga. Desta vez, o leão derrotou o Americana por 5 a 2, na noite desta sexta-feira (12), em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com 23 pontos, o Vitória chegou a sexta posição e agora está de volta à briga por uma vaga no G4 da competição.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ADEUS AO AMIGO DOMINGUINHOS DE CARROÇA


Foto: Nerivaldo Ferreira

O amigo Dominguinhos infelizmente não está mais entre nós, faleceu no dia 10 de agosto pela tarde, vítima de infarto, e o enterro ocorreu ontem às 16 horas.

Parceiro e trabalhador assim era conhecido Dominguinhos de Carroça, e que Deus conforte a família.

CGU: auditoria no Turismo será concluída em 60 dias

O ministro chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, informou que em 60 dias conclui a auditoria iniciada nesta quarta-feira, 11, para investigar denúncias de corrupção no Ministério do Turismo e estimou que num prazo de seis a oito meses, os responsáveis por desvio de dinheiro público estarão demitidos. Mas, segundo ele, demissão é pouco e não elimina a sensação de impunidade. "Hoje no Brasil a pena máxima para agente público corrupto é a demissão, porque a cadeia para ele não existe, ele não vai", lamentou.

Ele deu a declaração após receber, em seu gabinete, uma comissão interpartidária de parlamentares que apoiam a "faxina" que o governo federal realiza em vários ministérios atingidos por denúncias de corrupção. A frente inclui deputados e senadores de partidos da base, como PT, PDT e PSB e independentes, como o PSOL. Hage agradeceu o apoio e aproveitou para pedir um reforço no orçamento da CGU para ampliar o quadro de auditores, que não realiza concursos há três anos.

Hage informou que, desde 2003, quando a CGU foi reestruturada, foram demitidos mais de 3 mil servidores em processos disciplinares que investigaram irregularidades, como corrupção, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência. Entre os atingidos estão altos dirigentes públicos. Só da área de transportes foram 70 afastados. "Não punimos só os chamados peixes pequenos. Há (na lista) diretores e ex-diretores de órgãos federais como DNIT, Infraero, Correios, procuradores, auditores da receita e altos dirigentes em geral", resumiu.

No momento, segundo Hage, a CGU realiza dez comissões sindicâncias e processos administrativos em relação aos seis órgãos que foram alvo de denúncias da imprensa nos últimos dois meses. São eles: os Ministérios dos Transportes, Agricultura e Turismo e as estatais DNIT e Valec e Conab. O último a sofrer abertura de auditoria foi o Turismo. "Além de uma comissão de sindicância, designei uma equipe de auditoria que esteve no Ministério nesta quarta de manhã e fez o recolhimento de 11 computadores para análise", explicou jornal ATARDE.

PAULO AZI SERÁ RELATOR DO PROJETO DE LUIZA MAIA

O deputado Paulo Azi (DEM) foi designado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Paulo Rangel (PT), para relatar o polêmico Projeto de Lei 19.237, de autoria da deputada Luiza Maia (PT). A proposta defende a proibição do uso de recursos públicos na contratação de artistas cujas músicas estimulem o preconceito e a violência contra as mulheres. O PL foi encaminhado pela CCJ ao gabinete do relator Paulo Azi, nesta quinta-feira (11), e está previsto para ser votado na segunda semana de setembro. Ao tomar conhecimento da indicação, Paulo Azi, que também é vice-presidente da CCJ, disse que ainda não possui elementos para formar um posicionamento, mas destacou o mérito do PL, justamente por trazer à tona discussões sobre o preconceito e a violência contra a mulher. Ele adiantou que manterá os debates vivos, ouvirá todas as partes interessadas, avaliará e levantará todas as contribuições pertinentes. A autora do projeto, a petista Luiza Maia, garante já ter apoio de 39 depuitados, ficaria a depende somente da cartada final do governador Jaques Wagner.

METRÔ NA PARALELA TERÁ 22 QUILÔMETROS INICIAIS

Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (11), no Centro Administrativo da Bahia, o governo estadual divulgou detalhes do sistema de modelos integrados de transporte público a serem implantados na Região Metropolitana de Salvador até 2014. O metrô na Paralela terá a princípio 22 quilômetros, já que ainda não está definido o local de início nem de término. O presidente da Comissão do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), Alberto Valença, explicou que o trecho começará em Lauro de Freitas, e poderá partir das margens do Rio Joanes, ou da entrada do Condomínio Villas do Atlântico. Seu percurso deverá ir até a entrada do Acesso Norte (entre o Shopping Iguatemi e a Rótula), ou até à estação da Rótula do Abacaxi. Valença também explicou que o próximo passo será a publicação do Termo de Referência, que deve sair em outubro. No mesmo mês, sairá o edital de licitação que será concluído até dezembro. Todo esse processo frustra o desejo do governo que afirmou nesta segunda (8) que queria que as obras começassem ainda este ano. Para estar concluída a tempo para a Copa de 2014, a obra deverá ser feita em 24 ou 25 meses, o que obriga os realizadores a já estarem com o canteiro de obras em abril ou maio de 2012. Fonte: Samuel Celestino

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Imagens mostram tiroteio e início

Imagens captadas pela TV Globo mostram o início do sequetro a um ônibus no Centro do Rio na noite desta terça-feira, dia 9. O flagrante registra o momento em que veículo que liga a região central a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi cercado pela polícia na altura do Sambódromo, na Avenida Presidente Vargas.

Mesmo com o cerco, os criminosos obrigaram um passageiro a dirigir. Nas imagens é possível ver a polícia acompanhando a movimentação do coletivo quando começa um intenso tiroteio.

O ônibus rompeu dois bloqueios e só parou próximo à sede da Prefeitura do Rio.

Diversos carros da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Choque aumentaram o cerco aos criminosos. Para impedir uma nova fuga, os pneus do veículo foram furados.

As imagens ainda registram o momento em que um dos reféns sai pela janela do veículo e corre em direção a policiais.

67% dos eleitores aprovam presidente Dilma, diz Ibope


A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 67% dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (10). Na comparação com levantamento realizado em março, a aprovação da presidente caiu seis pontos percentuais - o índice era 73%.
 
Dos entrevistados na pesquisa atual, 25% disseram desaprovar a presidente e 8% não souberam ou não responderam. O percentual de desaprovação em março era de 12%, ou seja, dobrou no atual levantamento conforme o Ibope. Em março, 14% não souberam ou não responderam sobre a aprovação à presidente Dilma.

Entre 28 e 31 de julho, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode estar de 65% a 69%.

Com dor de garganta, Neymar pode ficar fora do amistoso desta quarta

Neymar no treino da Seleção  (Foto: Reuters)
O atacante Neymar está praticamente fora do jogo desta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), contra a Alemanha, em Stuttgart. Na noite de terça-feira, o jogador reclamou aos médicos da Seleção Brasileira de dores na garganta. Medicado, o "Menino da Vila" vai aguardar uma nova avaliação para saber se terá condições ou não de entrar em campo. A tendência é que o atleta seja vetado para o confronto diante dos alemães. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pela diretoria de comunicação da CBF.

Neymar participou normalmente do treino da última terça-feira, na Mercedes Benz Arena, em Stuttgart. Porém, após o jantar, reclamou do problema. Como na manhã desta quarta-feira o quadro não apresentou melhoras e o atleta ainda acordou em estado febril, as chances de o atleta entrar em campo são pequenas. Jonas, do Valencia, e Fernandinho. Fonte: Globoesporte.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSO SOBRE DIREITO AMBIENTAL

O Procurador do Município de Rio Real/BA, Dr. Raul Francis, participou do Congresso sobre Direito Ambiental na cidade de São Paulo nos dias 02,03,04 e 05 de agosto, o XI Congresso Brasileiro do Ministério Público em Meio Ambiente.

O evento contou com a participação de ilustres juristas da área, de convidados como Marina Silva e o Ministro do STF, Gilmar Mendes.

Foram discutidos inúmeros problemas enfrentados pelos Municípios na área ambiental, principalmente no que aludem aos lixões.

Na ocasião, propostas foram feitas e discutidas com representantes do Ministério Público de todo o Brasil, o Procurador, Dr. Raul, especificou principalmente sobre o abate de animais na Bahia.













 



domingo, 7 de agosto de 2011

PARÁ: PANCADARIA NA CÂMARA DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA

Uma sessão ordinária na Câmara Municipal de São Domingos do Araguaia, no Pará, acabou em pancadaria nesta sexta-feira (6). Os nove vereadores estavam no plenário quando um deles fez uma denúncia de desvio de verbas. O presidente da Casa, Elio Sandro Vieira Mendes, um dos acusados, começou a briga. Os edis governistas e de oposição trocaram socos e pontapés. Depois que a pancadaria terminou, a sessão foi suspensa.


LEI MARIA DA PENHA COMPLETA 5 ANOS

Maria da Penha Maia Fernandes dá nome à lei que protege as mulheres

Há cinco anos, as brasileiras contam com uma lei que as protegem contra a violência doméstica ou familiar. Sancionada pelo então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha possibilitou que agressores de mulheres sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada. Entre as principais mudanças no Código Penal, os praticantes não podem mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumentou o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, prevê ainda medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida.

A lei 11.340 é uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, espancada de forma brutal e violenta diariamente pelo marido durante seis anos de casamento. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la, tamanho o ciúme doentio que ele sentia. Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão e afogamento. Após essa tentativa de homicídio ela tomou coragem e o denunciou. Ele só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado, para revolta da vítima com o poder público. Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com ela, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais. Fonte: A Tarde