sexta-feira, 18 de março de 2011

SÓ PARA RIR UM POUCO


O jornalista Márcio Canuto (TV Globo) fazia uma reportagem no Museu de Zoologia de São Paulo, quando perguntou a um menino o que ele tinha achado do dinossauro.
Como a dicção de Canuto não é das melhores, o garoto não só confundiu os bichos como se sentiu ofendido também…

COMISSÃO APROVA FIM DA REELEIÇÃO

A Comissão da Reforma Política do Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (17), a manutenção do voto obrigatório e o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal. Se for aprovada pelo Congresso, o fim da reeleição não terá validade para os atuais governantes, que poderão disputar a reeleição. A mudança só entraria em vigor para os eleitos a partir de 2014. A presidente Dilma Rousseff, por exemplo, poderia permanecer por até nove anos no Planalto, se conseguir a reeleição. A reforma, para vingar, tem um longo processo pela frente, como a votação no plenário da Câmara e do Senado. Informações do G1.

DISCURSO DE OBAMA SERÁ APENAS PARA CONVIDADOS


O discurso de Barack Obama no Theatro Municipal, no Centro do Rio, será fechado para apenas para convidados do governo do estado, da Prefeitura do Rio e do consulado e embaixada americanos.
No início da manhã desta sexta-feira (18), a embaixada dos Estados Unidos confirmou a mudança de lugar do pronuncioamento que será feito no próximo domingo (20).
O Theatro Municipal conta com 2444 lugares e só terá acesso ao local quem estiver com o nome em uma das três listas de convidados.Fonte; G1

ESTRÉIAS NO CINEMA NESTE FINAL DE SEMANA


Chegam às salas de cinema soteropolitanas diversas opções de filmes. Entre as atrações estão a comédia romântica “Sexo sem compromisso”, com a vencedora do Oscar Natalie Portman, o drama sul-coreano “Poesia”, vencedor da palma de Ouro de melhor roteiro em Cannes, a animação alemã “Animais unidos jamais serão vencidos” e “Invasão do mundo: Batalha de Los Angeles”, ficção científica sobre a presença de alienígenas na terra.

Acessem: http://www.atarde.com.br/cineinsite

Japão eleva crise nuclear para 5 em escala de gravidade


O acidente nuclear na usina em Fukushima está agora no mesmo nível de seriedade do acidente de 1979 em Three Mile Island, na Pensilvânia, Estados Unidos, na escala internacional de acidentes nucleares, disse hoje a agência de segurança nuclear do Japão. Após avaliação da extensão dos danos nos combustíveis dos reatores da usina, a agência elevou o grau do acidente de quatro para cinco.

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, prometeu revelar para a comunidade internacional toda a informação possível sobre a crise nuclear após reunir-se com Yukiya Amano, chefe da Agência Internacional de Energia Atômica das Nações Unidas (AIEA).

Amano disse que a batalha do Japão para estabilizar a situação na usina em Fukushima é "uma corrida contra o tempo" e que é importante o envolvimento da comunidade internacional nos esforços para conter um acidente nuclear mais grave. Amano afirmou que as medidas adotadas pelo Japão para retirar pessoas da área próxima à usina estão dentro dos critérios da AIEA.

Amano disse ainda que uma equipe da AIEA será despachada para próximo da usina "nos próximos dias" a fim de monitorar os níveis de radiação. Ele afirmou que uma equipe de quarto peritos examinou os níveis de radiação em Tóquio nesta manhã. As informações são da Dow Jones.

quinta-feira, 17 de março de 2011

I CAPACITAÇÃO REGIONAL DE CONSELHEIROS TUTELARES EM RIO REAL DIAS 24 E 25 DE MARÇO DE 2011


O evento não é restrito aos Conselheiros Tutelares, todos que tiverem interesse poderão participar. Será realizado no Cine São Vicente.


Faça sua inscrição pelo site http://www.portaldoconselhotutelar.com.br/.


Vale a pena conferir. Estarei lá prestigiando o evento.


Parabéns a todos os Conselheiros Tutelares de Rio Real e ao CMDCA na pessoa da Presidenta Dr. Cristiane Nogueira pelo importante trabalho que vêm desempenhando em nosso Município.

Projeto do Senado exclui da herança herdeiro indigno.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta manhã, em caráter terminativo, substitutivo do senador Demóstenes Torres (DEM/GO) ao projeto de lei da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) que reforça dispositivo do Código Civil que exclui da herança aquele que tiver provocado ou tentando provocar a morte do dono do patrimônio ou de pessoa a ele intimamente ligada.

O texto também deserda aqueles que tiverem, sem justa causa, abandonado ou desamparado economicamente o dono da herança ou ainda os que, por violência ou qualquer meio fraudulento, inibam ou impeçam o autor da herança de dispor livremente de seus bens como ato de última vontade.

Demóstenes Torres afirma que a proposta vem suprir uma lacuna na atual legislação, no que diz respeito à ação de indignidade nos casos de herança.

Como a aprovação se deu em caráter terminativo, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados sem ser examinado no plenário do Senado - caso não haja recursos de pelo menos oito senadores.

Lei Maria da Penha pode ser agilizada pela Justiça

Um protocolo de cooperação sobre a Lei Maria da Penha assinado nesta quarta-feira pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Procuradoria-Geral da República e o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça vai aprimorar as políticas de proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica e fortalecer a aplicação da lei no âmbito da Justiça. Entre as ações que serão desenvolvidas estão o aproveitamento de informações e o reforço da atuação integrada entre o Ministério Público Federal e os estaduais para a punição dos agressores. Além disso, o protocolo visa a ampliar e fortalecer os núcleos de gênero e as promotorias especializadas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher nos ministérios públicos federais. De acordo com a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, a Lei Maria da Penha ainda não é unanimidade entre os juristas. Fonte R7

quarta-feira, 16 de março de 2011

JOÃO LEÃO É NOMEADO NOVO CHEFE DA CASA CIVIL DE SALVADOR

Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15) a nomeação do deputado federal João Leão (PP), como novo chefe da Casa Civil da Prefeitura. O gestor, em entrevista à Tribuna da Bahia, destaca que sua agenda já começa nesta quarta, quando participará de reunião no Ministério da Integração Nacional para tratar das chuvas. “Quero cuidar do povo pobre”, enfatizou. A prioridade é retirar a prefeitura de Salvador do Cadastro de Inadimplentes (Cadin), para que possa receber repasses voluntários federais.

segunda-feira, 14 de março de 2011

VEREADOR MORRE APÓS ACIDENTE COM ARMA NA BAHIA

O vereador e vice-presidente da Câmara de Barra do Rocha, Antonio Damião de Menezes (PSC), 51 anos, morreu neste domingo (13) vítima de um disparo acidental da sua própria espingarda. Segundo a polícia, o fato aconteceu quando ele limpava a arma de caça no quintal do seu sítio, no assentamento de Coroa Verde, na zona rural do município. No momento do acidente, chovia na região e relampejava bastante. O edil teria recebido uma descarga elétrica que fez com que ele disparasse o artefato. Acidentalmente, o tiro acertou o braço direito, especificamente em uma artéria principal. Como o local era de difícil acesso e o socorro foi muito demorado o vereador perdeu muito sangue e não resistiu. O prefeito Jonatas Ventura decretou três dias de luto oficial. O corpo de Antonio de Bigiu, como era conhecido, será velado no salão da Câmara de Barra do Rocha nesta segunda. A arma passará por uma perícia na polícia técnica. Já o suplente, Valmir Del Rey, assume a cadeira. Fonte: Bahia Notícias

SAIBA MAIS SOBRE CRIME DE RACISMO


O Carnaval de Salvador em 2011 ficou famoso por uma cena, no mínimo, triste: Luiz Antonio de Souza Santos, dono da Paletizar Indústria e Comércio de Embalagem Ltda., empresa com sede na zona rural de Inhambupe, no nordeste baiano, teria chamado o cantor da banda Psirico, Márcio Vitor, de "negro", "favelado" e "pobre". O fato gerou uma resposta indignada do cantor no trio e a repercussão está longe de terminar.

A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 disciplina os os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Logo em seu art. 1º, ela já afirma: "serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Contudo, o crime não se restringe a apenas à forma com que ele supostamente se deu com o cantor no Carnaval de Salvador: dentre outras formas, há o fato de se negar o ingresso da pessoa em empresa privada; recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador; recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino público ou privado, dentre várias outras.

No caso específico de Márcio Vitor, se comprovado que houve o crime de racismo, ele está no art. 20 da citada lei: "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Nesse caso, a pena é de reclusão de 1 a 3 anos e multa.