sábado, 22 de outubro de 2011

22/10/2011 - ASSISTA AO VÍDEO E VEJA A IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA

22/10/2011 - BAHIA URGENTE: Judiciário desativa 50 comarcas no interior, dentre elas a de Acajutiba.



Pressionado pela queda de receita esperada com a privatização dos cartórios extrajudiciais, e enfrentando um déficit de 281 juízes no Estado, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu desativar 50 comarcas no interior e remover seus juízes e servidores para outras de maior demanda judicial. Serão desativadas comarcas como as de Acajutiba, Glória e Sátiro Dias.  

“Nós temos um limite para gastos com pessoal. Estamos hoje confortáveis, mas se avizinha para 2012 e 2013 uma situação difícil. É preciso, portanto, tomar cuidado, porque essas 281 vagas de magistrados não poderão ser providas integralmente”, prevê  a presidente do TJ-BA,  desembargadora Telma Britto, relatora do processo no Tribunal Pleno do TJ-BA, que teve sua decisão publicada no Diário Oficial desta sexta. A Tarde.

As comarcas desativadas são as seguintes: Gentio do Ouro, América Dourada, Barro Preto, Botuporã, Gavião, Ibititá, Ichu, Iramaia, Jussara, Macururé, Malhada, Morpará, Pindaí, Quixabeira, Rio do Antonio, Santa Luzia, São Domingos, São José do Jacuípe, Serrolândia, Souto Soares, Uibaí, Varzea do Poço, Acajutiba, Baianópolis, Caldeirão Grande, Canudos, Glória, Ibiquera, Itaeté, Itagimirim, Itaquara, Jitaúna, Maraú, Marcionílio Souza, Nilo Peçanha, Rodelas, Sátiro Dias, Teodoro Sampaio, Tremedal, Boa Vista do Tupim, Capela do Alto Alegre, Ibitiara, Itagi, Itamari, Licínio de Almeida, Nordestina, Palmeiras, Pé de Serra, Planalto e Potiraguá.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

21/10/2011 - Leão assegura que PP terá candidato próprio em Salvador em 2012


Nome que “desponta” dentro do PP como possível candidato a prefeito de Salvador em 2012, o secretário da Casa Civil, João Leão, assegurou que seu partido não recuará da candidatura própria na sucessão do prefeito João Henrique. “De 0 a 10 eu lhe dou 10 que o PP vai ter candidato a prefeito de Salvador. O PP vai entrar para ganhar”, exclamou, em entrevista ao programa Acorda Pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. Petistas contavam com o partido aliado para a composição da aliança em torno do nome do deputado federal Nelson Pelegrino, que pode não ter ao seu lado também os partidos PCdoB, PTB, PV, PSB e PDT, da base do governador Jaques Wagner, mas que se articularam para juntos lançar outro candidato. Na entrevista, Leão refutou o título de “pré-candidato” por estar “em uma “situação é muito confortável: Enquanto outros correm aqui, batem aqui e lá, nós estamos trabalhando”. O pepista citou outros nomes que poderiam assumir a candidatura dentro do partido, como até mesmo o do ministro Mário Negromonte (Cidades), mas reconheceu ter primazia na disputa. “Estamos decidindo, cada dia eu começo a me entusiasmar. Eu sou incentivado pelos companheiros, amigos de equipe”, disse. Deixando a cautela de lado, Leão chegou a cantar vitória na disputa eleitoral. “Quando eu disser ‘eu vou ser candidato’, pode ter certeza que eu vou ser o prefeito de Salvador”, vaticinou. Fonte: Samuel Celestino.

21/10/2011 - McDonald’s terá que explicar na Câmara denúncias de trabalho escravo.


Os salários que a rede de fast food McDonald’s paga aos seus funcionários no Brasil serão discutidos em audiência na Câmara dos Deputados Federais. A solicitação foi feita pelo deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM), atendendo a pedido do Sindicato dos Trabalhadores de Bares, Restaurantes e Hotéis da Cidade de São Paulo (Sinthoresp). A convocação de audiências públicas foi considerada uma vitória pelo Sinthoresp, que trava uma longa queda de braço com a cadeia americana de fast-food nos tribunais. Segundo o deputado, o requerimento foi motivado pelo vídeo "Uma jornada criminosa", que circula na internet com acusações de que o McDonald's teria uma política salarial "análoga à escravidão". A audiência, solicitada à Comissão de Trabalho da Câmara, terá as presenças de Woods Staton, presidente da Arcos Dourados, controladora do McDonald's na América Latina, e de Dora Maria da Costa, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, "para debater a política de salários adotada pela rede McDonalds no Brasil". O Sinthoresp acusa o McDonald’s de desrespeitar as leis trabalhistas ao pagar os seus funcionários pela hora trabalhada, que acabam levando a remunerações inferiores ao salário mínimo. O McDonald's nega que pague aos empregados valores inferiores aos pisos estabelecidos por cada sindicato. Bahia Notícias.

Dilma teria decidido tirar Orlando Silva, diz jornal.


A presidente Dilma Rousseff convocou uma reunião de emergência logo que chegou de Angola, na noite de quinta-feira (20), com a coordenação política do governo. Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, a mandatária nacional não tem convicção do envolvimento do ministro Orlando Silva em fraudes nos convênios da pasta, mas está certa de que o desgaste político torna sua manutenção no cargo inviável. Na reunião, a presidente ouviu os relatos do ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, sobre o andamento das investigações na Polícia Federal e no Ministério Público. A pedido de Orlando, a Advocacia-Geral da União impetrou queixa-crime contra o policial militar João Dias Ferreira e o motorista Célio Soares Pereira, que o acusam de desvio de recursos no programa Segundo Tempo. A saída do comunista, porém, é considerada questão de tempo pelo Palácio do Planalto. Como o PCdoB deve manter o controle sobre a pasta, até agora o nome mais cotado para substituí-lo é o da ex-prefeita de Olinda (PE) Luciana Santos, hoje deputada federal. Dilma gostaria de tê-la chamado quando montou a equipe, mas o PCdoB bateu o pé pela manutenção de Orlando.

Corpo de Kadhafi deve ser enterrado em 24 horas, diz comandante militar

 


O corpo do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, morto na véspera em um ataque militar próximo à cidade de Sirte, vai ser enterrado de acordo com os rituais muçulmanos dentro de 24 horas, disse nesta sexta-feira (21) o comandante militar Abdul-Salam Eleiwa.

"Ele terá seus direitos como todo muçulmano, seu corpo será lavado e tratado com dignidade", disse Eleiwa, na cidade de Misrata. "Espero que ele seja enterrado em um cemitério muçulmano dentro de 24 horas."G1

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

BRASIL: SEGUNDO COLOCADO NO QUADRO DE MEDALHAS DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Cesar Cielo no Pan Guadalajara (Foto: Satiro Sodré / Agif)
Foto: G1

Nos Jogos Pan-Americanos disputados em Guadalajara no México, o Brasil é o segundo colocado no ranking de medalhas com 36, sendo 12 de ouro, 13 de prata e 11 de bronze. Na natação foram 7 de ouro.

Em primeiro lugar está os Estados Unidos.


Com abertura certa, São Paulo vibra.

Obras no Itaquerão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Foto: G1

Os envolvidos no projeto de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014 sempre confiaram que a Fifa escolheria a maior cidade brasileira como sede de abertura do evento. Até mesmo nos momentos de dificuldades, políticos e membros do comitê paulistano apostavam na infraestrutura como muleta para a ausência de um estádio. Agora, com a confirmação da arena do Corinthians, em Itaquera, como palco do jogo inaugural, a capital paulista levanta a placa “eu já sabia”.

Operários comemoram em Itaquera (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

CURIOSIDADE: Indiano tem 39 esposas, 94 filhos e 33 netos.

Ziona (à direita) tem 39 esposas, 94 filhos e 33 netos. (Foto: Adnan Abidi/Reuters)


O indiano Ziona, chefe de uma seita religiosa chamada "Chana", tem 39 esposas, 94 filhos e 33 netos. Ele vive em uma casa de quatro andares e 100 quartos com 181 membros de sua família na aldeia de Baktawng, no estado indiano de Mizoram. A religião de Ziona, que foi fundada por seu pai em 1942, permite a poligamia. G1

Kadafi morreu com dois tiros no peito, diz médico







 

O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito, de acordo com informações de agências internacionais. A rede de TV Al Jazeera mostrou, nesta quinta-feira (20), um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), próximo a Sirte. Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não confirmaram a morte. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança admitiu ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador. A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Ele estava no comando do país há 42 anos. Bahia Notícias

Wagner diz que fará “todo o esforço” para incluir Salvador na Copa das Confederações

O secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, em contato com o Bahia Notícias, disse que o governador Jaques Wagner ficou satisfeito com o anúncio do calendário oficial da Copa do Mundo 2014. Segundo a programação, Salvador será palco de partidas dos grupos B (13 de junho), G (16 de junho), E (20 de junho) e F (25 de junho) e da fase de mata-mata. “Ele ficou muito feliz com os seis jogos que a cidade receberá, uma das poucas cidades a ter tantos jogos, entre elas uma partida das oitavas (1º de julho) e outra das quartas-de-final (5 de julho), com a possibilidade de o Brasil jogar as quartas aqui”, relatou Almeida. De acordo com o titular da Secom, o mandatário baiano não crê que a capital ficará de fora da Copa das Confederações. “Ele acredita que a Bahia vai estar pronta e vai cumprir o cronograma da Fifa. O Estado vai fazer todo o esforço para incluir a cidade na competição”, apostou. Conforme a programação da Federação Internacional de Futebol, Salvador terá que atender aos requisitos da entidade até junho de 2012 para abrigar os jogos do torneio pré-Mundial, que acontece de 16 a 30 de junho de 2013, ao lado das garantidas Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RIO REAL: FESTA DA CRIANÇA NO POVOADO PALMEIRA NO ÚLTIMO DOMINGO





Diversos amigos compareceram ao evento, como Paulo Frangos e Peixes, Djalminha da Maratá, Bráulio, Paulinho, Toinho do Baneb, Verador Bosco e empresário Caveira. 

A Secretária Municipal de Administração e Primeira-Dama Maria do Socorro juntamente com sua equipe prestigiaram o povoado Palmeira com doces, cachorro-quente e a Banda SLA.































Foto: Ilza Nery



SALVADOR: PROCURADOR DR. RAUL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TRABALHO INFANTIL





O evento realizado na sexta-feira, dia 14 de outubro, na sede do Ministério Público do Trabalho em Salvador, contou com a participação de dezenas de representantes dos Municípios da Bahia, onde foram discutidos assuntos relacionados ao problema do trabalho infantil no Estado.

Acordo sobre partilha de receitas do petróleo pode sair nesta segunda

A comissão do Senado responsável por discutir a partilha das receitas geradas pela exploração de petróleo tentará nesta segunda-feira (17) firmar um acordo sobre o projeto de lei que aumenta o repasse de recursos da União para estados não produtores. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), relator da proposta, apresentou um documento preliminar que prevê a redução de 50% para 40% da parcela da União na chamada “participação especial”, que é o tributo pago pelas empresas para explorar grandes campos de petróleo, principalmente os recém-descobertos na camada pré-sal. Na conta não entram os royalties, outro tipo de pagamento que considera a exploração de modo geral. O projeto do senador Wellington Dias (PT-PI), que redefine a divisão dos valores gerados, deverá ser votado ainda esta semana na Casa. O texto foi apresentado como alternativa para a chamada emenda Ibsen, que prevê distribuição mais igualitária dos recursos entre estados produtores e não-produtores. Informações do G1.

Salvador: Escola fecha após estudante morrer de meningite

A Escola Nossa Senhora das Graças, no bairro São Gonçalo do Retiro, em Salvador, suspendeu as aulas nesta segunda-feira (17), após uma aluna do terceiro ano do ensino fundamental morrer no sábado (15), vítima de meningite C. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, agentes da Vigilância Sanitária foram ao local nesta segunda para analisar a necessidade de realizar a quimioprofilaxia nos estudantes e funcionários. O procedimento, que consiste no uso de medicamentos, tem o objetivo de evitar a disseminação da doença entre as pessoas que mantiveram contato com a vítima. Segundo o G1, o corpo da menina, moradora do Cabula, foi enterrado na tarde de sábado, no cemitério da Quinta dos Lázaros. Os parentes informaram que o caixão teve que ficar fechado por conta dos riscos de contaminação.

Denunciado, Orlando Silva pede apuração à PGR

O ministro do Esporte, Orlando Silva, em nota, informou ter protocolado, ele mesmo, um ofício na Procuradoria Geral da República em que pediu a apuração das denúncias que atingem seu nome. Matérias publicadas na revista Veja e na Rede Globo revelaram a existência de um suposto esquema de desvio de recursos no ministério. No sábado, Silva já havia pedido que a Polícia Federal investigasse o caso. A reportagem da Veja traz declarações do policial militar João Dias Ferreira, preso pela Polícia Civil de Brasília em 2010, em que afirmou que o ministro teria comandado um esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, que visa incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes. Segundo a publicação, o suposto esquema teria desviado cerca de R$ 40 milhões da pasta nos últimos oito anos. De acordo com a nota do ministério, o pedido de investigação à PGR “é mais uma iniciativa para que todos os fatos sejam esclarecidos e que fique claro que as supostas denúncias não passam de mentiras e calúnias, feitas por um cidadão que está sendo processado pela Justiça”. A Tarde.