sábado, 3 de setembro de 2011

riorealnews: RIO REAL - LITERATURA DE CORDEL



Literatura de cordel é uma forma artística, uma manifestação cultural. Por meio da escrita são transmitidas as cantigas, os poemas e as histórias do povo – pelo próprio povo.
            Baseado nas orientações, o aluno Uelison Alves Guimarães do Colégio Estadual Dr. José Carvalho Baptista de Rio Real do 3º N07, participou no dia 01/09/2011 (Quinta-feira) em Alagoinhas no centro cultural do projeto de arte literária (TAL) promovido pela secretaria de Educação do Estado da Bahia.
            O mesmo competiu com 27 Escolas Estaduais da Direc 03, classificando-se em 1º lugar do TAL, com sua literatura de cordel O SONHO DE UM ESTUDANTE.
            Sendo o finalista, irá representar o Colégio Estadual Dr. José Carvalho Baptista e a Direc 03 em Salvador.



O SONHO DE UM JOVEM ESTUDANTE


A laranja é meu trabalho
Eu trabalho todo dia
É muito cansativo,
Mas faço com alegria
Não dá muita renda,
Mas vale muito a pena,
Pois ganho o pão de cada dia.

Me dá muita alegria
Quando subo no caminhão
Na cara vai a coragem
Nas costas o sacolão
Alguns vão por precisar
Outros precisam trabalhar
Eu vou de coração

De manhã acordo cedo
E faço minha comida
De manhã ela vai quente
Meio-dia está perdida
Mesmo assim eu me sento
Só por um momento
Pra comer minha marmita

De manhã logo cedo
Pego o sacolão e vou trabalhar
À tarde quando chego
Pego o caderno e vou estudar
Faço tudo isso
Porque tenho comigo
Um sonho que pretendo realizar

Eu sou um trabalhador
Que não paro de estudar
Trabalho e estudo
Pra minha vida mudar
Sonho em ir à faculdade
Ser alguém de verdade
E o mundo me enxergar

Sonho em ter uma profissão
Ser um administrador
Ganhar muito dinheiro
Ser chamado de doutor
Para um sonho realizar
E a minha mãe poder dar
A casa que ela sempre sonhou

Sei que muita gente diz
Que eu não vou conseguir
Pois mudar de vida
Não é tão fácil assim
Mandam eu parar de estudar
Para só trabalhar
Pois faculdade não é pra mim

Não importa o que digam
Eu não vou parar de estudar
Pois é com muito estudo
Que meu sonho vou realizar
Vou chegar à faculdade
Ter uma vida de verdade
Ser alguém que possa me orgulhar

Eu sou um menino trabalhador
Pobre, simples e honesto
Ter uma vida melhor
É tudo que eu quero
Um dia ser feliz
É o que o eu sempre quis
É por isso que espero

Meu nome é Uelison
E sou um sonhador
Falei de minha vida
Vida de trabalhador
Gosto de trabalhar
Sei que tenho que estudar
Pra realizar o sonho de ser administrador.



ALUNO - Uelison Alves Guimarães      3º N7
PROFESSORA – Adriana Donato da Cruz
Informações: riorealnews.blogspot.com

Um comentário:

  1. adorei!!fico feliz de saber que existe alguem com sua determinaçaõ!continui pesando assim,vc é e será exemplo pra muita gente!!!vc já é um poeta,parábens!

    ResponderExcluir