sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SOBRE A NOTA DO SITE: riorealnews.blogspot.com


O Blog do amigo Nerivaldo Ferreira postou uma nota sobre uma senhora aparentemente com problemas mentais em frente à Prefeitura Municipal hoje pela manhã.

Sobre a reportagem, foi questionado pelo repórter sem retoques "onde está o CAPS?"

Gostaria de esclarecer que, segundo o Portal do Ministério da Saúde, o objetivo do CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

Assim, é função dos CAPS prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios; articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território; promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Ademais, para ser atendido pelo Caps, os pacientes são encaminhados por alguma unidade de saúde, por um médico, judicialmente ou ainda podem procurar o serviço por conta própria. Eles passam por uma triagem, para que se classifique o grau do transtorno mental, e se verifique se o paciente se encaixa no programa. Depois de encaminhada, a pessoa passa por um atendimento psiquiátrico, onde é analisado qual a forma de tratamento mais adequada para ela, podendo ser através de grupo ou individual.

Os profissionais do CAPS não obrigam quaisquer pacientes a serem internados ou fazer uso de medicamentos.

Vale ressaltar, que os pacientes com transtornos mentais devem ser respeitados e tratados como cidadãos. Não deve ser tolerado o preconceito.

Raul Francis


Um comentário:

  1. ola meus amigos realenses me descupem pelo comentario mais rio real esta presisando de um verdadeiro prefeito que fasa algo por rio real pois vejo que a cidade ondi fui criada esta jogad as moscas e ainda essa mulher quer se candidata a prefeita ela so vai tira o pouco que rio real tem carroça que e carroça não tem capasidade de ser prefeito pois ele so roba e nao fas nada pela cidade a cidade ta jogada as moscas tenham conciencia coloque alguem que fasa coisa boa que melhore rioreal e nao pessoas que va termina de destruir obrigad

    ResponderExcluir