quarta-feira, 27 de julho de 2011

RIO REAL: REUNIÃO COM MARCHANTES E AÇOUGUEIROS


FOTO: NERIVALDO FERREIRA

Ontem, às 20 horas, no salão da Casa Paroquial, foi realizada uma importante e progressiva reunião entre a Prefeitura Municipal os marchantes e açougueiros sobre a possibilidade de Interdição do Matadouro Público de Rio Real, uma vez que o mesmo é objeto de Ação Civil Pública em trâmite nesta Comarca, e o processo encontra-se em fase de julgamento.

Compareceram na reunião, o Presidente e Vice-presidente da Associação dos Açougueiros, respectivamente, Edenilton e Cosme, os Vereadores Bosco e Ramalho, os Secretários Municipais, José Bomfim, Mineiro e José Augusto, o Chefe de Gabinete, Paulinho, o repórter Nerivaldo Ferreira, o Procurador Dr. Raul, o Prefeito Carroça, e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Kekéu do Sindicato.

Foi exposto aos presentes o andamento do processo, bem como a realidade hoje dos matadouros públicos de toda a região. Todos os referidos matadouros encontram-se fechados, alguns por determinação judicial, outros por por medidas administrativas.

A ADAB que é o órgão responsável pela inspeção dos matadouros, não concede Parecer favorável a reforma do atual matadouro de Rio Real, o que dificulta um possível acordo com Ministério Público local.

No que se refere à construção de um matadouro pelo Estado, o mesmo foi solicitado pela Prefeitura de Rio Real em agosto de 2010. Todavia, em meados de julho, o Município obteve a resposta negativa por parte do Estado da Bahia, tendo como justificativa que a cidade de Rio Real encontra-se em situação de ser atendida pelo Pólo de Alagoinhas e Inhambupe, sugerindo a instalação de um Entreposto.

Baseado na sugestão da própria Secreatria de Agricultura do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal já solicitiou o referido Entreposto ao Secretário de Agricultura, Dr. Eduardo Sales, no dia 14 de julho de 2011.

As maiores preocupações de todos em uma possível interdição do Matadouro são sem dúvida o desemprego que irá gerar no Município e o abate clandestino.


Foto: Nerivaldo Ferreira

Em breve será marcada nova reunião, onde todos serão convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário